senhora

Ginecologia

Ginecologia é a especialidade da medicina que se ocupa do organismo feminino e de seu aparelho genital.

O ginecologista é o médico que acompanha a mulher em suas diferentes fases da vida, desde o início da adolescência quando aparecem os primeiros sinais da puberdade (desenvolvimento das mamas, pêlos pubianos e axilares e menstruação), passando pela idade adulta, climatério, menopausa e terceira idade.

gravida

Obstetrícia

Obstetrícia é a área da ginecologia que trata de um período especial da vida da mulher: a gravidez.

O acompanhamento obstétrico é realizado para garantir um pré-natal tranqüilo com orientações, prevenção, detecção e tratamento quando necessário de intercorrências da gravidez. Acompanhamento e realização do parto para culminar em mãe e recém-nascido saudáveis.

feto

Medicina fetal

Medicina Fetal é a área da medicina responsável pela saúde do feto.

Os profissionais que atuam em medicina fetal são capacitados a realizar ultra-sonografia obstétrica, morfológica, dopplervelocimetria fetal, procedimentos invasivos (biopsia de vilo corial, amniocentese, cordocentese, transfusão intra-útero).

ultrassom

Ultrassonografia

Ultra-sonografia é um método diagnóstico de imagem muito utilizado em ginecologia e obstetrícia. O USG é empregado em ginecologia para avaliação adicional do útero, ovários e mamas complementando o exame clínico.

Na obstetrícia, a USG já passou a ser exame obrigatório durante o pré-natal para avaliação fetal.

© Tânia Schupp Machado - Todos os direitos reservados | site por Estúdio Guará