Como é a primeira consulta com ginecologista?

A primeira consulta com o ginecologista sempre é motivo de dúvida para muitas mulheres. E o medo não fica apenas na primeira consulta: ela permanece também depois de já ter frequentado mais uma vez esse profissional. 

Além disso, é bastante comum que muitas não saibam para que a consulta serve, não conhecem a importância do médico ginecologista, e muito menos as doenças por ele tratadas.

O ginecologista é o profissional especializado na saúde da mulher. É de responsabilidade do mesmo prevenir e tratar todas as doenças que envolvem o sistema reprodutor feminino, além das mamas. Ele deve ser procurado após a primeira menstruação ou relação sexual e acompanha todas as fases até a menopausa.

Mas afinal, como é a primeira consulta com o ginecologista? Existe algum padrão e procedimento que se deve seguir?

Como funciona a consulta com o ginecologista?

Durante qualquer consulta ginecológica, é comum que tudo inicie-se com um bom bate papo. 

O profissional costuma perguntar como é o ciclo menstrual, qual a data da última menstruação, sobre as relações sexuais e se a paciente tem alguma doença associada, mesmo que a mesma seja responsabilidade de outra especialidade. Vale salientar a importância de uma conversa franca, sem nada a esconder!

Após este bate papo inicial, o médico poderá realizar e exame do toque nas mamas, além do exame papanicolau, em mulheres que já tiverem com a vida sexual ativa. Esse exame, além de preventivo, serve para detectar alguma doença logo no início. 

Por fim, podem ser pedidos alguns exames complementares e recomenda-se que a mulher já deixe marcada a data do retorno. Importante: tire todas as suas dúvidas!

Como é a primeira consulta com o ginecologista?

Em suma, as consultas costumam começar entre os 13 e 15 anos. Ser atendido pela primeira vez por esse profissional pode ser motivo de vergonha, medo e ansiedade em muitas adolescentes. 

Dessa forma, é ideal que a paciente ou a mãe escolham um profissional de confiança, em que a adolescente se sinta segura para falar e tirar todas as suas dúvidas. A primeira consulta geralmente é informal, onde pergunta-se sobre histórico familiar, primeira menstruação, etc.

A princípio, caso a menina seja virgem, o ginecologista a examinará apenas superficialmente. Caso não seja, pode ser feito o exame do toque e, em alguns casos, recolher o material para o papanicolau. Antes de mais nada, vale salientar que tudo deve ser feito apenas quando a paciente estiver pronta! 

Como escolher o ginecologista? E a clínica ginecológica?

Primordialmente, é importante a busca por profissionais bons ouvintes, que ofereçam um consultório moderno, de acordo com as últimas atualizações da medicina sobre a saúde da mulher, além de humanização e prioridade. 

Em outras palavras, a mulher precisa se sentir em casa, confortável. O médico ginecologista acompanha as mulheres desde a adolescência até a terceira idade. Assim, um fator interessante, buscar um profissional atendo a saúde geral da mulher também é importante.

A clínica da Dra. Tânia Schupp foi planejada para oferecer conforto e comodidade aos pacientes, e conta com estacionamento cortesia, aparelho de ultrassonografia com exames em 3D e 4D, balança de bioimpedância e aparelho de colposcopia.

O grande diferencial da clínica e do atendimento com esta profissional é que é possível realizar uma consulta completa, já com a realização de ultrassonografia no mesmo dia.

Agende já sua consulta!


Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.