Ginecologia Infanto Puberal

A ginecologia infanto puberal é uma subespecialidade da ginecologia é destinada a atender crianças e adolescentes.

O atendimento para essa faixa etária é feito para prevenir diversas doenças que podem ser causadas quando há má higiene, compartilhamento de objetos pessoais e falta de cuidados específicos com os órgãos que compõem o aparelho reprodutor feminino.

As principais queixas variam bastante dependendo da idade. Até os 2 anos a principal queixa é a sinéquia dos pequenos lábios (aderência) que pode ser observada ao nascimento ou, posteriormente, pela mãe. 

Entre as meninas de 2 a 7 anos é muito frequente o pediatra solicitar avaliação do ginecologista por corrimento vaginal de repetição (vulvovaginites). A partir dos 7 anos, quando a menina já tem uma melhor noção de higiene, a queixa principal passa a ser o desenvolvimento do corpo.


Como a maioria das meninas menstrua pela primeira vez entre os 12 e 14 anos, a principal queixa nesta idade é relacionada aos ciclos menstruais (irregularidade menstrual, cólica e hemorragia). 

A partir dos 14 anos, quando a adolescente passa a ter noção de sexualidade, as dúvidas em relação a este tema tornam-se mais comuns, além da preocupação com anticoncepção.

Blog e Artigos