Ultrassonografia em 3D e 4D

A ultrassonografia em 3D e 4D pode ser realizada em qualquer fase da gestação. Entretanto, dependendo da idade gestacional, a imagem que iremos obter é diferente. Quanto mais desenvolvido o feto estiver, mais detalhes poderão ser observados. 

As melhores imagens da face são obtidas entre 26 a 29 semanas de gestação, pois neste período o feto já tem uma boa quantidade de tecido gorduroso em baixo da pele e ainda tem bastante líquido, o que é muito relevante para formação de imagens nítidas. Após 30 semanas também é possível obter imagens boas, contudo, como o espaço dentro do útero está reduzido, o rosto acaba ficando a maior parte do tempo encoberto. 

Em geral, tanto o ultrassom 3D como o 4D identificam as mesmas doenças que o ultrassom convencional e por isso normalmente não são cobertos pelos planos de saúde. As principais alterações detectadas pelo ultrassom são: lábio Leporino; defeitos na coluna do bebê; malformações no cérebro, como hidrocefalia ou anencefalia; malformações nos membros, rins, coração, pulmões e intestino; e Síndrome de Down.


Apesar de identificarem as mesmas doenças, esses exames possibilitam uma melhor avaliação da gravidade do problema, podendo ser feitos após o diagnóstico no ultrassom convencional.

Blog e Artigos