Ginecologia Geral

A ginecologia é a área da medicina especializada na saúde feminina. O médico ginecologista é responsável pelo tratamento preventivo e o diagnóstico de condições que podem acometer o útero, as tubas uterinas e os ovários, além de partes externas do corpo feminino, como as mamas e a vulva.

É recomendado que a primeira visita ao ginecologista seja feita logo após o primeiro ciclo menstrual, para que o acompanhamento médico da paciente possa ser iniciado. Uma mulher pode procurar um médico ginecologista quando apresentar sintomas como cólicas fortes, ciclos menstruais irregulares e até problemas como crescimento excessivo de pelos, ganho de peso e desconforto nas mamas próximo ao período menstrual.


Dentre os principais problemas tratados por um médico ginecologista estão:

É importante ressaltar que quando a ginecologia trata mulheres que estão gestantes, a especialidade passa a ser denominada ginecologia e obstetrícia. E, no caso de nódulos ou irregularidades nas mamas, o médico ginecologista pode atuar em conjunto com um mastologista para determinar o melhor tratamento.

Para descobrir se a paciente possui alguma doença, muitas vezes é preciso realizar exames complementares, como o Papanicolau, a citologia e a microflora vaginal, além do ultrassom de pelve, de mamas e transvaginal.

Blog e Artigos