A ultrassonografia em 3D e 4D pode ser realizada em qualquer fase da gestação. Entretanto, dependendo da idade gestacional, a imagem que iremos obter é diferente. Quanto mais desenvolvido o feto estiver, mais detalhes poderão ser observados. 

As melhores imagens da face são obtidas entre 26 a 29 semanas de gestação, pois neste período o feto já tem uma boa quantidade de tecido gorduroso em baixo da pele e ainda tem bastante líquido, o que é muito relevante para formação de imagens nítidas. 

Após 30 semanas também é possível obter imagens boas, contudo, como o espaço dentro do útero está reduzido, o rosto acaba ficando a maior parte do tempo encoberto. 

Quando fazer?

Como dito anteriormente, o ideal é realizar esse procedimento entre a 26 e a 29 semanas de gestação. É nesta época que o bebê já está bem crescido, e o útero apresenta bastante líquido amniótico. Antes desse período, o feto é muito pequeno e com pouca gordura embaixo da pele, o que dificulta bastante a visualização das suas feições.

Analogamente, a partir da 30 semana de gestação , o bebê já ocupa muitos espaços, o que dificulta ver seu rosto e movimentos.

Doenças identificadas pelo ultrassom 3D e 4D

Em geral, tanto o ultrassom 3D como o 4D identificam as mesmas doenças que o ultrassom convencional e por isso normalmente não são cobertos pelos planos de saúde. As principais alterações detectadas pelo ultrassom são: lábio Leporino; defeitos na colun

a do bebê; malformações no cérebro, como hidrocefalia ou anencefalia; malformações nos membros, rins, coração, pulmões e intestino; e Síndrome de Down.

As vantagens dos exames em 3D ou 4D é a possibilidade de uma melhor avaliação da gravidade do problema, podendo ser feito após o diagnóstico em um ultrassom convencional. Além disso, na maioria dos casos, é usado o ultrassom morfológico, que faz parte dos exames pré-natal que devem ser feitos para identificar doenças e malformações no bebê.

Existe algum preparo especial para a realização do exame?

Nenhum preparo especial é necessário. Entretanto, evite usar cremes no abdômen e ingerir bastante líquido nas 24 horas que antecedem o exame pode ajudar a obter imagens melhores.

Existem casos onde a imagem não fica boa?

Existem casos sim. Os principais fatores para a qualidade da imagem são:

  • A atenuação do som nos tecidos maternos: a qualidade da imagem está diretamente ligada à passagem do som pelos tecidos maternos. Assim, em situações onde o som tem dificuldade de passar (como paciente com fibrose por cirurgias prévias ou pacientes com tecido adiposo espesso) a imagem poderá ficar ruim.
  • Posição fetal: quando o feto está voltado para as costas da mãe, torna-se impossível de gerar um imagem do rosto;
  • Características do líquido amniótico: O líquido amniótico ajuda o aparelho no contraste necessário para a formação de uma boa imagem. O líquido escuro e a superfície da pele branca produzem as condições técnicas necessárias para a reconstrução da imagem. Quando o volume de líquido está diminuído, essa imagem pode sair ruim;
  • Idade Gestacional em que sendo feito o exame;
  • Por fim, todas as situações que deixam a imagem bidimensional ruim irão também piorar a imagem no 3D. Para obtermos uma imagem 3D/4D, inicialmente devemos ter uma imagem boa no exame 2D.

Qual a diferença do 3D para o 4D?

Em suma, a função do 3D do aparelho produz imagens estáticas, porém com maior qualidade. Já o ultrassom 4D permite imagens com movimento, com a qualidade um pouco inferior. Isto acontece, pois a coleta de imagens é feita de forma rápida e contínua.

Qual a duração do exame?

A princípio, a duração do exame depende muito da qualidade das imagens obtidas. Em condições favoráveis, pode ser fácil e rápido . Em situações em que as condições não são boas, tenta-se sempre obter imagens até o limite máximo de 20 minutos.

Além deste tempo, torna-se inútil continuar o processo. E isto tem um motivo: o feto percebe a movimentação sobre o abdômen e instintivamente protege a face, cobrindo-a com os membros ou virando o rosto para o lado da coluna materna!

Em sua clínica, a Dra Tânia Schupp oferece todo conforto e comodidade aos pacientes, e conta com estacionamento cortesia, aparelho de ultrassonografia com exames em 3D e 4D, mencionados no nosso texto, balança de bioimpedância e aparelho de colposcopia.

O grande diferencial da clínica e do atendimento com esta profissional é que é possível realizar uma consulta completa, já com a realização de ultrassonografia no mesmo dia.

Você precisa de alguns desses exames? Entre em contato com a gente!

AGENDE SUA CONSULTA

Apesar de identificarem as mesmas doenças, esses exames possibilitam uma melhor avaliação da gravidade do problema, podendo ser feitos após o diagnóstico no ultrassom convencional.

Blog

Escolhendo o Melhor Método Anticoncepcional: Prós e Contras de Cada Opção

Escolhendo o Melhor Método Anticoncepcional: Prós e Contras de Cada Opção

LEIA MAIS
Navegando pela Menopausa: Papel da Terapia de Reposição Hormonal

Navegando pela Menopausa: Papel da Terapia de Reposição Hormonal

LEIA MAIS
Gestação Saudável com Medicina Fetal: Entendendo as Opções de Tratamento e Acompanhamento

Gestação Saudável com Medicina Fetal: Entendendo as Opções de Tratamento e Acompanhamento

LEIA MAIS