Quem pode doar óvulos?

Postado em: 21/09/2022

quem-pode-doar-ovulos

A doação de óvulos, ou ovodoação, é indicada para diversos casos de infertilidade feminina, assim como para o tratamento de casais homoafetivos masculinos, e representa uma das etapas da fertilização in vitro (FIV). Com essa técnica de reprodução assistida, as pessoas que planejam ter um filho têm mais chances de que isso se torne realidade.

O método consiste na doação de gametas femininos para uma clínica de reprodução assistida para utilização em outra paciente. A ovodoação pode ser voluntária ou compartilhada. O primeiro caso é totalmente altruísta, enquanto o método compartilhado consiste em um acordo entre doadora e receptora para que a mulher que fará a doação de óvulos tenha parte de seu tratamento custeado pela receptora.

No Brasil, a ovodoação é regulamentada pela resolução 2.294/21 do Conselho Federal de Medicina (CFM), pela Anvisa e Lei de Biossegurança. Estas normas estabelecem que a doação de óvulos deve ser sigilosa e não pode ser remunerada e nem ter caráter comercial. 

Os envolvidos precisam ter plena capacidade psicológica de lidar com as implicações da doação, e a doadora cumprir os requisitos:

🔬 Ter até 37 anos;
🔬 Não apresentar histórico familiar de doença genética;
🔬 Não ter doenças infectocontagiosas;
🔬 Possuir bom potencial ovariano;
🔬 Apresentar tipo físico e sanguíneo compatíveis com a receptora.

Você deseja engravidar? Consulte a ginecologista e obstetra Dra. Tânia Schupp, especialista em Reprodução Humana.


Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.