Quais as indicações da anexectomia?
Postado em: 20/02/2023
Anexectomia é uma cirurgia feita para remover os ovários e as tubas uterinas, realizada com frequência junto a uma histerectomia (retirada do útero). Pode ser unilateral, quando o ovário e a tuba de um lado são retirados, ou bilateral, quando as duas tubas uterinas e os dois ovários são removidos.
É um procedimento recomendado para situações específicas quando há risco de câncer de ovário, endometriose no ovário, abcesso ovariano, dor pélvica crônica ou na pós-menopausa, se o órgão estiver afetado por qualquer doença.
Em casos de enfermidades benignas, de modo geral, é indicada apenas a retirada das tubas uterinas, preservando-se os ovários, caso os mesmos não apresentem nenhuma alteração.
A retirada das trompas ocorre nas seguintes situações: câncer de tubas uterinas, infecções graves (salpingite), gravidez ectópica, quando há ruptura nas tubas que esteja causando outras complicações. Pode ser ainda uma alternativa anticoncepcional definitiva, com uma intervenção segura e de rápida recuperação.
A remoção completa dos ovários tem como consequência um déficit hormonal, que pode ser tratado com terapia de reposição hormonal. Por isso é importante optar por cirurgias minimamente invasivas e, se possível, preservar partes saudáveis do ovário, principalmente para mulheres que tenham desejo de engravidar. Para diagnóstico e tratamento, entre em contato com a Dra. Tânia Schupp, especialista em Histerectomia e Cirurgia Robótica!