Preparação para a FIV: Orientações para Maximizar as Chances de Sucesso

A Fertilização in vitro (FIV) é um procedimento de reprodução assistida, que envolve a combinação de óvulos e espermatozoides em laboratório. Hoje vamos conversar um pouco mais sobre o assunto, trazendo alguns exemplos de dicas de Preparação para a FIV.

Continue sua leitura para saber mais. Vamos lá?

Preparação para a FIV

O que é a FIV?

A Fertilização in vitro (FIV) é um procedimento no qual óvulos e espermatozoides são coletados e combinados em laboratório com o objetivo de criar embriões. Após a formação dos embriões, um ou mais deles são cuidadosamente transferidos para o útero. 

Quais dicas podem ajudar a se preparar para a FIV?

Aqui estão algumas dicas gerais para a preparação para a FIV. Confira:

Consulta com um especialista

O primeiro passo é marcar uma consulta com um médico especializado em fertilidade ou reprodução assistida. Ele fará análises, ajudará a identificar se a FIV é a alternativa mais indicada e orientará sobre um plano de tratamento, por exemplo. 

Cuidados com hábitos

Cuide de seus hábitos. Isso inclui uma alimentação equilibrada, exercícios regulares (adequados para o seu caso) e evitar o tabagismo e o consumo de álcool, por exemplo.

O médico também pode recomendar suplementos, mas isso varia de acordo com cada caso e não é recomendável consumir esses elementos sem orientação de um especialista.

Exames e testes

Faça todos os exames necessários. Eles são parte importante do preparo.

Preparação emocional

A FIV pode ter desafios emocionais, associados à ansiedade referente aos resultados, por exemplo. Busque meios seguros para lidar com o estresse, com a ansiedade e outras emoções que podem surgir, e considere o apoio psicológico, se necessário.

Gerenciamento de doenças

É indicado fazer o gerenciamento de condições de saúde, como diabetes, hipertensão ou doenças autoimunes, por exemplo. Isso é válido para ambos os envolvidos: quem fornecerá os óvulos e quem fornecerá os espermas. Se os espermas vierem de um doador e não for possível ter essas informações, porém, não precisa se preocupar, pois foram feitas análises das condições e do histórico familiar da pessoa para a doação.

Conhecer o processo

Familiarize-se com as etapas da FIV, desde a estimulação ovariana até a transferência embrionária. Compreender o processo ajuda a reduzir a ansiedade, mas busque informações conversando com o médico, para não se limitar a informações encontradas online. 

Comunicação aberta e verificação de orientações personalizadas

Busque ter uma comunicação aberta com o especialista e verifique se há orientações mais específicas ou personalizadas. Você pode, inclusive, pedir orientações sobre cuidados referentes à alimentação, exercícios físicos e outros fatores, tirando também suas dúvidas sobre o processo. 

Essas foram algumas dicas gerais de “Preparação para a FIV”. Lembre-se de que a orientação de um médico é fundamental para um plano de tratamento personalizado.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para ter informações sobre a disponibilidade e o trabalho da doutora Tânia você pode entrar em contato por aqui!

Leia também:

Estimulação ovariana: como é feita?


Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.