FIV: Uma Janela de Oportunidade para a Maternidade – Entenda como Funciona

A Fertilização In Vitro (FIV) representa uma janela de oportunidade para muitas pessoas que enfrentam desafios de fertilidade, sendo uma das técnicas de reprodução assistida mais amplamente utilizadas. 

Este artigo visa explorar o funcionamento da FIV, seus benefícios e as considerações importantes para aqueles que estão contemplando este procedimento. Tenha uma boa leitura!

FIV: Uma Janela de Oportunidade para a Maternidade - Entenda como Funciona

O que é a FIV?

A Fertilização In Vitro, ou “FIV”, é um processo complexo que envolve várias etapas, desde a estimulação ovariana até a transferência de embriões para o útero. O objetivo é aumentar as chances de concepção para casais enfrentando dificuldades de fertilidade ou para indivíduos que necessitam de assistência reprodutiva por outras razões. Vamos desdobrar esse processo passo a passo, destacando o que esperar em cada fase.

Como é o processo da FIV?

As etapas gerais incluem:

  • Estimulação Ovariana: A primeira etapa envolve a administração de medicamentos hormonais para estimular os ovários a produzirem múltiplos óvulos. Esse processo é cuidadosamente monitorado através de ultrassonografias e exames de sangue.
  • Coleta de Óvulos: Os óvulos são coletados através de um procedimento minimamente invasivo, geralmente sob sedação. Uma agulha fina é guiada por ultrassonografia até os ovários para aspirar os óvulos.
  • Fertilização: Os óvulos coletados são então fertilizados em laboratório com o esperma do parceiro ou de um doador. Isso pode ser feito colocando os óvulos e espermatozoides juntos em uma placa de cultura ou, em casos selecionados, injetando um único espermatozoide diretamente em cada óvulo (ICSI).
  • Cultura de Embriões: Os óvulos fertilizados são cultivados em laboratório por alguns dias até se desenvolverem em embriões.
  • Transferência de Embriões: Um ou mais embriões são transferidos para o útero da mulher com a esperança de que se implantem na parede uterina e resultem em gravidez.

Quais podem ser os benefícios da FIV?

Os benefícios potenciais incluem:

  • Oportunidade para Casais com certos desafios de fertilidade: A FIV oferece uma chance de concepção para casais ou indivíduos que enfrentam certos tipos de dificuldades de fertilidade.
  • Uso de Doadores de Óvulos ou Espermatozoides: Para indivíduos ou casais que não podem usar seus próprios gametas, a FIV permite o uso de óvulos ou esperma de doadores.
  • Seleção de Embriões: A técnica permite a seleção de embriões saudáveis, aumentando as chances de uma gravidez bem-sucedida e reduzindo o risco de certas doenças genéticas.

Quais são considerações importantes sobre a FIV?

As taxas de sucesso da FIV dependem de vários fatores, incluindo a idade da mulher, a causa da infertilidade e o número de ciclos realizados. O processo pode ser emocionalmente desgastante e financeiramente custoso, sendo importante ter suporte adequado durante essa jornada.

Além disso, como qualquer procedimento médico, a FIV tem riscos associados, incluindo a síndrome de hiperestimulação ovariana, gravidez múltipla e complicações do procedimento de coleta de óvulos. O acompanhamento com um médico qualificado é fundamental para analisar a indicação desse procedimento, reduzindo e controlando tais riscos:

A Fertilização In Vitro — FIV — é uma tecnologia interessante, mas que exige cuidados. É fundamental buscar orientação de um especialista em fertilidade que possa fornecer informações detalhadas e suporte personalizado.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para agendar uma consulta com a Dra. Tânia, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Leia também 

Preparação para a FIV: Orientações para Maximizar as Chances de Sucesso


Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.