Lúpus dificulta a gravidez?

Postado em: 23/11/2022

O lúpus é uma doença inflamatória crônica, em que o sistema imunológico passa a produzir anticorpos que atacam órgãos e tecidos saudáveis do corpo (pele, articulações, rins, vasos sanguíneos, pulmões e outros). A condição atinge principalmente mulheres em idade fértil, o que pode levar a dúvidas sobre a possibilidade e os possíveis riscos de uma gestação. Por isso, confira algumas recomendações e cuidados importantes:

1️⃣    É fundamental que a gestação seja planejada em conjunto com a obstetra, assim você saberá o melhor momento para engravidar (pelo menos 6 meses de remissão da doença), receberá informações e poderá tirar suas dúvidas quanto à gestação;

2️⃣    Algumas medicações usadas para controlar o lúpus podem oferecer riscos para o bebê, sendo importantíssimo saber quais medicações você poderá ou não manter no período gestacional;

3️⃣    O acompanhamento médico regular e a realização de exames é fundamental para o monitoramento da sua saúde e da criança!

4️⃣    Tenha uma alimentação e rotina saudáveis nesse período, evitando ganho de peso e alimentos e substâncias prejudiciais a você e o bebê.

Pacientes com lúpus podem ter uma gestação dentro da normalidade, mas algumas têm maior chance de abortamento, parto prematuro ou com baixo peso do recém-nascido. O planejamento pode evitar e diminuir os riscos relacionados.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Dra. Tânia Schupp, obstetra e especialista em Reprodução Humana. 


Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.