O que caracteriza uma gestação de risco?

Postado em: 06/07/2022

O termo gestação de risco traz grandes preocupações para as mulheres – tanto para aquelas que desejam engravidar quanto para aquelas que receberam um diagnóstico durante sua gravidez. É importante se conscientizar, portanto, para reduzir seus medos e aumentar as medidas de proteção. Continue sua leitura e saiba mais!

o-que-caracteriza-uma-gestacao-de-risco

O que é uma gestação de risco?

Uma gravidez de risco é qualquer gestação que apresente algo fora do normal, seja nas condições da mãe ou do bebê. Assim, ela não significa, necessariamente, a existência de um grave problema ou uma grande complicação.

 Trata-se de um quadro que exige cuidados a mais e que, mais do que nunca, pede que se preste atenção às orientações médicas e se mantenha o acompanhamento regular com um profissional. É importante lembrar que, na realidade, toda gravidez tem seus riscos, mas eles são chamados de habituais quando não existe nenhum problema com a mãe ou com o bebê.

Quais são os principais fatores de risco?

Uma gestação de risco pode ser caracterizada por diferentes fatores, como por exemplo:

  • a existência de doenças crônicas (como a diabetes e a hipertensão), doenças cardiovasculares ou neurológicas;
  • a ocorrência de problemas em gestações anteriores, como abortos espontâneos ou nascimentos prematuros;
  • a mãe com idade abaixo de 18 anos (pela imaturidade corporal) ou acima dos 35 (devido à idade avançada dos óvulos);
  • a existência de distúrbios metabólicos ou outras alterações no organismo;
  • questões anatômicas que possam interferir na realização do parto;
  • a existência de problemas genéticos no histórico familiar dos pais;
  • o surgimento de doenças ao longo da gravidez, como a Doença Hipertensiva Específica da Gestação.

 Essas questões são diagnosticadas no Pré Natal e o médico orientará sobre as melhores formas de tratamento. Quanto antes o problema for percebido, menos riscos ele apresentará. Assim, é fundamental contar com um profissional de confiança desde o início da gestação, ou mesmo antes – para realizar o seu planejamento.

Como funciona o acompanhamento e a prevenção da gestação de risco? 

É possível prevenir os riscos de uma gestação a partir do aconselhamento genético: um acompanhamento realizado antes de engravidar, no qual serão analisadas as condições de saúde dos pais e seu histórico familiar, mapeando os possíveis riscos para a mãe e o bebé e encontrando alternativas para evita-los. Esse procedimento pode ser procurado assim, que se começa a planejar a gestação, contando com apoio profissional desde os primeiros momentos da jornada.

 O Pré Natal é outro cuidado que faz toda a diferença, sendo importante respeitar sua frequência e comparecer a todas as consultas, seguindo também todas as orientações para garantir o bem-estar da mãe e do filho. Nos casos de uma gestação de risco as consultas podem ser ainda mais recorrentes, de modo a acompanhar a situação de perto e tomar todos os cuidados necessários.

 Agora você já sabe o que é uma gestação de risco, quais as causas principais e como ela deve ser tratada! Não deixe de agendar sua consulta para se prevenir e se cuidar.


Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.