O que é e como funciona a mamografia

Algumas mulheres, principalmente antes dos 30 anos e que possuem casos de câncer de mama na família, sempre questionam nas visitas ao consultório o que é e como funciona a mamografia, uma vez que se sentem preocupadas em possuir a doença e começam os cuidados preventivos precocemente.

A saúde da mulher é um tanto quanto complexa, devido à transformação hormonal e as alterações que ocorrem com o corpo ao longo da vida, o que faz com que ela tenha um cuidado a mais com essa parte, a fim de garantir seu bem-estar.

Exame de mamografia

O exame de mamografia é feito a partir de imagens das mamas obtidas por meio de um equipamento de radiografia, chamado de mamógrafo, que é apropriado ao formato do seio, que ajuda a identificar lesões, nódulos, assimetrias e o câncer de mama.

O equipamento de mamografia é constituído por duas placas que pressionam as mamas na horizontal e vertical, e uma dúvida comum é se o exame de mamografia dói, e a resposta é que varia de mulher para mulher.

Em primeiro lugar, o exame consiste na compressão do seio, que ajuda a verificar com maior nitidez e riqueza de detalhes o tecido mamário, o que favorece também a diminuição das doses de raios-x para que a imagem seja capturada com tal qualidade.

Assim sendo, um incômodo durante a compressão do seio poderá ser sentido e sua intensidade também poderá variar conforme a sensibilidade de cada uma, entretanto, se as dores forem intensas, o ideal é avisar o responsável pelo exame e pedir que dê uma pausa ou até mesmo que remarque.

Atentar-se a o período menstrual pode ser interessante para que a sensibilidade não interfira na realização do exame.

Como funciona a mamografia

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a princípio, mulheres com idade a partir dos 40 anos devem realizar anualmente o exame de mamografia com o intuito de diagnosticar precocemente o câncer de mama, entre outras alterações.

Contudo, se houver casos de câncer de mama na família, é possível que o médico ginecologista peça o exame de mamografia, antes dessa idade, para um melhor acompanhamento da doença.

O exame de mamografia também pode ser feito por homens, pois, mesmo com a baixa incidência, eles ainda podem ser acometidos pela doença.

Preparação para o exame de mamografia

Para que o exame seja bem executado e que aponte resultados com máxima perspicácia, é preciso que a mulher se prepare para o dia do exame:

  • O exame será feito analisando os seios, logo, ir com uma roupa adequada é mais confortável;
  • Não aplique desodorantes, perfumes ou cremes nas axilas nem na pele em volta do seio, pois, podem prejudicar a imagem;
  • Se tiver exames de imagem anteriores, inclusive, mamografia, leve-os para serem comparados pelo médico responsável pelo exame.

Preparar-se mentalmente também faz parte do exame de mamografia, uma vez que o pedido médico pode causar preocupação e medo. Tenha em mente que o que está fazendo protege sua saúde e evita que maiores complicações apareçam de surpresa.

Por fim, é sempre bom estar um passo à frente nessas situações, e assim, agir de maneira tranquila, um passo de cada vez.

Como é feito o exame de mamografia

Na sala em que se encontra o mamógrafo, a mulher ficará de frente para o equipamento, na posição de pé, despida da cintura para cima.

Normalmente, pode estar acompanhada de uma enfermeira que a ajudará a colocar o seio de forma adequada no equipamento, evitando que seja necessário repetir o exame.

Na sala ao lado, estará o operador do equipamento que fará a captura das imagens, que após o acerto do seio na máquina será dado o comando para que a mulher permaneça imóvel, prendendo a respiração por um momento, garantindo a qualidade da imagem.

Durante o exame, a paciente deve ficar imóvel e segurando a respiração, a fim de obter uma imagem de maior qualidade.

Normalmente, pede-se que a paciente aguarde alguns minutos para certificar que as imagens estão satisfatórias, para então liberá-la. 

Tipos de Mamografia

Existem, basicamente, dois tipos de mamografia:

  • Mamografia convencional: feita por um mamógrafo analógico que projeta a imagem como um filme, sendo necessária a revelação dele, como uma fotografia;
  • Mamografia Digital: que produz imagens digitais, com a vantagem de serem armazenadas eletronicamente, além de recursos como ampliação dos detalhes.

Exame de mamografia tem alguma contraindicação?

A saber, a mamografia, independentemente do tipo do equipamento, tem como base o uso de radiação que traz riscos mínimos que podem ser eliminados com alguns cuidados.

O primeiro cuidado é respeitar a faixa etária para realização do exame, que fica em torno dos 35 anos, uma vez que é considerado a superexposição, salvo casos em que há indicação médica que justifique o procedimento.

Isso porque mulheres mais jovens possuem as mamas mais densas, o que necessita de maior dosagem de radiação para captura de uma imagem nítida e isso pode ser um ponto negativo à saúde, se feito com frequência.

No caso das mulheres grávidas, a princípio, é contraindicado, contudo se houver suspeita médica, é possível que a gestante faça o exame usando uma placa de chumbo protetora no abdômen, evitando que a exposição à radiação afete o bebê em desenvolvimento.

Exame de mama e sua importância

A saber, a mamografia é importante, uma vez que, estudos atuais apontam uma redução de 20% da taxa de mortalidade do câncer de mama, e outro resultado que chama a atenção é que 85% das mulheres que fizeram o exame de mamografia e foram diagnosticadas com a doença, não tinham histórico familiar.

Logo, cuidar da saúde feminina, com um check up ginecológico, minimiza a progressão da doença, favorecendo o médico na escolha de um tratamento mais adequado que leve à cura do paciente ou que diminua o risco de mortalidade.

Artigo escrito pela Dra. Tânia Schupp

Especialista em ginecologia, obstetrícia, medicina fetal e reprodução humana.


Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.