Check-up ginecológico: qual a sua importância e quando fazer

Cuidar da saúde faz parte da vida de qualquer indivíduo que preze pela longevidade e qualidade de vida, logo, e com a saúde feminina não seria diferente, e o check-up ginecológico tem grande importância ao longo da vida da mulher e agrega muitos benefícios.

O que é check-up ginecológico

O check-up ginecológico é o nome que se dá para a realização de exames relacionados à saúde da mulher, de acordo com cada fase da vida dela.

Além da avaliação clínica, inclusive, quando a paciente apresenta queixas e desconfortos, os exames são solicitados para avaliar possíveis alterações fisiológicas ou até mesmo doenças e infecções, que quando identificadas no início apresentam maiores chances de cura com mais alternativas de tratamento.

Até para as mulheres que estão iniciando a vida sexual e que desejam escolher o melhor método contraceptivo, precisam realizar exames para que seja averiguado seus níveis hormonais e sua saúde de forma geral.

O check up ginecológico, varia de mulher para mulher, onde além da idade, são considerados outros fatores como:

  • Queixas de sangramento e corrimentos vaginais;
  • Atraso menstrual ou ciclo desregulado;
  • Dores durante as relações sexuais;
  • Alterações nas mamas;
  • Cólicas menstruais intensas;
  • Excesso de menstruação;
  • histórico de doenças como câncer de mama na família;
  • Dor durante as relações sexuais.

Basicamente, há alguns exames que independentemente do estado de saúde da mulher, é possível solicitar:

Ultrassonografia pélvica

É um exame de imagem, conhecido também como ultrassom transvaginal, que permite analisar o sistema reprodutor feminino e detectar doenças como a endometriose e ovários policísticos.

Papanicolau

É um exame que consiste na coleta de material biológico para análise laboratorial, que é feita uma pequena raspagem com o intuito de analisar as células do útero, onde pode-se investigar anomalias na região da vagina e do útero, como câncer e outros problemas ginecológicos.

Rastreamento infeccioso

Refere-se a um exame de sangue no qual são testadas diversas doenças infecciosas, inclusive as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST ‘s) ,entre outras como a candidíase e o HIV.

Colposcopia

Tem como objetivo verificar se os tecidos do útero e vagina sofreram alterações e ou indicam a presença de tumores, por meio de um reagente aplicado nas áreas que permite ao ginecologista visualizar melhor.

Histerossalpingografia

É um exame de imagem raio-x onde se utiliza contraste que ajuda na observação das estruturas das trompas e do colo uterino, muito indicado em casos de infecções e de infertilidade feminina, que a mulher precisa recorrer aos métodos de reprodução humana.

Densitometria óssea

A saber, a mulher apresenta maior predisposição para problemas ligados à parte óssea, do que os homens. Antes mesmo da menopausa, o corpo começa a sofrer alterações hormonais que influenciam a saúde dos ossos, deixando-os mais frágeis.

Por isso, o exame de densitometria óssea é altamente indicado para diagnosticar a perda de massa óssea, conhecida como osteopenia e osteoporose.

Mamografia

Esse é um exame conhecido por muitas mulheres, inclusive, as que apresentam menos de 30 anos de idade, já que a conscientização e preocupação tem ajudado na identificação precoce de tumores em formação e anomalias na mama.

A mamografia é um exame de imagem, solicitado tanto no check up ginecológico, ou quando há histórico familiar do tumor.

Qual a importância do check-up ginecológico

A importância do check-up ginecológico regular, ou seja, aquele que é feito anualmente, tem como objetivo garantir a saúde da mulher de forma geral, já que outros exames adicionais podem ser solicitados.

Não se trata apenas de prevenir doenças, mas também de prevenir a gravidez em uma determinada fase da vida, saber das alternativas de reprodução humana, conhecer os métodos de acompanhamento da gestação, medicina fetal, e por fim, garantir o bem estar na fase da menopausa.

A prevenção de doenças é claro, a primeira preocupação, mas que as outras não devem ser deixadas de lado, pois elas fazem parte de um futuro ainda não vivenciado, mas que precisa de cuidados e acompanhamento agora.

Para isso, há muitas especialidades na área de ginecologia, onde cada uma delas atende uma necessidade e uma condição feminina.

Portanto, seja na prevenção e tratamento quando esses são feitos de forma precoce, apresentam maiores chances de resultados mais eficazes.

Quando fazer o check-up ginecológico

As adolescentes desde sua primeira menstruação, até atingir os 30 anos de idade são as primeiras da lista, que devem realizar regularmente o check-up ginecológico.

Essa fase é importante para a vida da futura mulher, em que os exames ajudam a diagnosticar doenças já existentes, e que podem não ter se manifestado, inclusive, problemas tireóide, diabetes, hipertensão e doenças cardiológicas.

Por isso, exames gerais, papanicolau, ultrassom transvaginal e autoexame de mama são os mais solicitados nesta faixa de idade.

Para as mulheres adultas dos 30 aos 40 anos, o check-up regular inclui atenção à parte do sistema reprodutivo, tanto para aquelas que desejam ter filhos, quanto para avaliar a saúde dos órgãos relacionados, que comumente sofrem de algum tipo de câncer.

O exame de mamografia começa a fazer parte da lista dos requisitos médicos.

Mulheres a partir dos 40 aos 50 anos, que começam a vivenciar a pré menopausa, e com ela, a diminuição dos hormônios, recebem atenção especial no que diz respeito à osteoporose, logo, exames de densitometria óssea, papanicolau, exame pélvico, raio-X do tórax e testes de perfil hormonal são solicitados.

As mulheres de 50 anos, por sua vez, precisam de visitas ginecológicas regulares, em torno de 2 vezes ao ano, conforme os resultados dos exames, já que a queda de hormônios começa a acentuar e para evitar grandes desconfortos, a ginecologista pode orientar quanto às alternativas para o caso, por exemplo, a terapia hormonal.

Em outros casos específicos, em que a mulher sofre de diabetes, endometriose, hipertensão e problemas na tireoide, por exemplo, outros exames e avaliação multidisciplinar podem ser solicitados. 

Além do check-up ginecológico, a mulher que deseja ter uma vida com saúde e imunidade em níveis elevados, deve tomar cuidado com o estilo de vida, evitando:

  • situações que gerem estresse;
  • Alimentação rica em gordura e carboidrato;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Cigarro (nicotina);
  • Sedentarismo.

Dessa forma, os exames podem trazer bons resultados e a vida de forma geral, fica mais tranquila.

Quando foi a última vez da sua avaliação com ginecologista? Agende sua consulta e peça um check-up ginecológico.

Artigo escrito pela Dra. Tânia Schupp

Especialista em ginecologia, obstetrícia, medicina fetal e reprodução humana.


Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.