Obstetra especialista em gestação de alto risco
Postado em: 01/12/2021
Ainda que a gestação seja um dos momentos mais aguardados na vida de um casal, por exemplo, nem sempre este período é confortável. Isto é, por vezes, ocorre uma gestação de alto risco e que termina por gerar preocupação durante todo o período gestacional.
Assim, para que a gestação de alto risco tenha um acompanhamento médico seguro, ser auxiliada por um obstetra especialista no assunto deve ser o primeiro passo a ser dado. E é exatamente sobre este ponto que iremos tratar nos próximo tópicos, confira.
O que é uma gestação de alto risco?
De início cabe ressaltar que toda gestação carrega consigo seu risco. Ou seja, na hipótese da gestante e do filho não possuírem problema algum, significa que apresenta um risco habitual.
Bem diferente deste caso, quando há algum sinal de que algo está fora do normal, a gravidez é classificada como de alto risco.
Em suma, existe a gestação de alto risco quando qualquer aspecto, por menor que seja, sai das diretrizes de um gravidez com risco habitual. Como também, a gestação de alto risco carrega consigo algumas possibilidades, tais como:
- Parto prematuro;
- Gestação interrompida;
- Complicação para gestante ou para o bebê.
Como os riscos podem ser amenizados?
Uma vez entendido do que se trata uma gestação de alto risco, surge a dúvida se este risco pode ser diminuído. E, sim, é possível provocar a amenização dos riscos da gestação.
Assim, algumas maneiras de amenizar os riscos são:
- Realização de um ótimo pré-natal a fim de analisar melhor os riscos e criar meios para sua diminuição;
- Repouso total, nas hipóteses em que a gestante tenha alguma doença gestacional (doença hipertensiva específica da gestação e diabetes gestacional).
Mas tudo irá depender de cada caso em específico e, por isso, o acompanhamento por um obstetra especialista em gestação de alto risco é muito indicado. Afinal, é ele quem poderá diagnosticar a condição da gestante.
Importância de um obstetra especialista em gestação de alto risco
Um obstetra, de forma geral, é um profissional responsável por realizar todo o acompanhamento médico da gestação da paciente. Portanto, seu trabalho se baseia em informar quanto às mudanças no organismo, a adoção de hábitos saudáveis e a realização do pré-natal.
Por meio deste acompanhamento, muitos problemas podem ser evitados, por exemplo:
- Desenvolvimento de anemia;
- Desinformação dos riscos e doenças que podem afetar a saúde da gestante e do bebê;
- Gravidez turbulenta, não saudável e etc.
Além disso, o obstetra também poderá realizar a identificação de anomalias ou outros problemas que afetem o bebê. A partir daí, podendo intervir de maneira terapêutica com o feto ainda no útero.
Portanto, ter o acompanhamento de uma obstetra especialista em gestação de alto risco deve ser imprescindível para ter-se ótimas informações sobre a saúde do bebê. Como também, diminuir os riscos presentes no período de gravidez.
Por isso, agende sua consulta com a Dra. Tânia Schupp, fazendo isso, você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre sua gestação, ter um acompanhamento especializado e individualizado para o seu caso.
Entre em contato para saber mais sobre a saúde da sua gestação.