Quais os sintomas de problemas nos ovários?
Postado em: 30/11/2022
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma doença de origem genética, atingindo entre 5 e 10% das mulheres brasileiras e caracteriza-se por uma série de sintomas causados por alterações hormonais. Os sinais mais comuns são irregularidade menstrual ou ausência de menstruação (amenorreia) e hiperandrogenismo (aumento de hormônios masculinos), que geram crescimento de pelos pelo corpo, acne, queda e oleosidade do cabelo.
Pode haver também cistos, aumento do volume dos ovários, dificuldade para engravidar e alterações no metabolismo dos açúcares, hipotireoidismo e obesidade.
O diagnóstico da doença é feito através de exame clínico, de dosagens hormonais, ultrassonografia pélvica e/ou transvaginal.
O tratamento deve ser individualizado e envolve medicamentos, uma alimentação que diminua a hiperinsulinemia pode favorecer a melhora dos sintomas, a princípio pobre em carboidratos, e a prática de exercícios físicos de 3 a 4 vezes por semana.
Outra questão que aflige muito as mulheres portadoras da SOP é a dificuldade de engravidar, que ocorre em uma porcentagem dos casos por causa da anovulação que a doença pode provocar. Com o controle da síndrome existe a possibilidade da ovulação se regularizar, e, se isso não acontecer, é possível ainda optar pelos indutores de ovulação e tratamentos para infertilidade.
Você tem SOP e deseja engravidar? Consulte a ginecologista Dra. Tânia Schupp, especialista em Reprodução Humana. Entre em contato para saber mais!