Quando suspeitar de endometriose?
Postado em: 05/12/2022
A endometriose é uma doença crônica, que se caracteriza pela migração de fragmentos do tecido endometrial, camada que reveste internamente o útero e descama na menstruação, para outras regiões do corpo.
Durante a menstruação, a liberação de hormônio progesterona atua sobre os focos da doença, desencadeando reações inflamatórias de diferentes graus. Em suas manifestações mais graves, ela pode levar a uma condição incapacitante.
Cólica intensa, sangramentos na urina e nas fezes no período menstrual, dificuldade para engravidar e dores na relação são os principais sinais da endometriose. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença afeta uma a cada dez mulheres no Brasil.
É uma condição que vem com os ciclos menstruais, então pode se manifestar desde as primeiras menstruações. No entanto, a endometriose costuma afetar principalmente mulheres na vida adulta.
A suspeita do problema deve ser levantada quando houver dor pélvica recorrente, limitando as atividades diárias, os relacionamentos e o trabalho. O fluxo menstrual também costuma ser intenso. O diagnóstico é feito por meio de exames clínico, de imagem e ressonância magnética. O tratamento pode variar desde cuidados com o estilo de vida, como alimentação saudável, exercícios físicos, fisioterapia para a pelve, uso de medicamentos até cirurgia.
Você se identificou com os sintomas? Agende uma consulta com a ginecologista Dra. Tânia Schupp, especialista em Reprodução Humana.