Saiba quais as principais etapas da fertilização
Postado em: 17/11/2021
A Fertilização In Vitro, também chamada de FIV, teve uma diminuição na procura nos anos de 2019 e 2020 por conta da pandemia do Covid-19.
No entanto, logo após a liberação para a realização deste procedimento, segundo a Folha de São Paulo, a procura pela preservação de óvulos cresceu 50% em mulheres que desejam ter uma gravidez no futuro.
No entanto, com o aumento da procura pela FIV depois do período de maior risco da pandemia, muitas mulheres ainda não sabem quais são as principais etapas da fertilização. Por isso, reunimos algumas informações importantes logo a seguir.
Principais etapas da Fertilização In Vitro (FIV)
De início cabe ressaltar que a FIV é uma técnica de reprodução assistida por um profissional especialista em Medicina Fetal e Reprodução Humana Assistida.
Bem como, consiste na fecundação do óvulo pelo espermatozoide em laboratório e é um processo indicado quando há alterações ginecológicas que interfiram na ovulação ou mesmo quando há um deslocamento dos óvulos pelas trompas. Dito isso, confira as etapas do FIV.
- Estimulação do ovário e indução da ovulação
A primeira fase do procedimento consiste no estímulo ovariano por meio da ingestão de medicação com base em hormônios. Dessa forma, os ovários conseguem liberar maior número de óvulos em um ciclo menstrual específico, assim, aumentando a possibilidade de fecundação.
- Punção dos ovários
Logo após o estímulo e o acontecimento da ovulação, logo os óvulos são retirados a fim de que possam ser fecundados em laboratório.
- Fecundação
Em seguida, já na terceira fase, chega o momento de recolher o sémen. Por sua vez, os gametas são manipulados e preparados para que as chances de gravidez aumentem consideravelmente.
- Cultivo embrionário
Nesta etapa, o embrião passa a ser monitorado a fim de observar o seu desenvolvimento. Dessa maneira, quando o embrião já tem um tamanho ideal, pode ser transferido para o útero da paciente. A transferência é feita conforme o nível de desenvolvimento do embrião e, por isso, pode durar de 2 a 6 dias.
- Transferência do embrião
Sendo a última etapa da FIV, porém não de todo o ciclo de tentativa de gravidez, aqui finalmente ocorre a transferência embrionária. É preciso ter um certo preparo para que se execute esta fase, e ainda existe a chance de ser preciso o congelamento do embrião para que, no próximo ciclo, possa ser implantado.
- Teste de gravidez
Por fim, depois de 10 a 14 dias a paciente pode fazer o teste de gravidez. Assim, utilizando o mais seguro, nesse caso o exame de sangue, para que seja medido o nível de beta hCG. O próprio laboratório pode fazer, pois é um teste muito simples.
Dessa forma, para que todas as etapas sejam cumpridas da melhor maneira possível, entre em contato com uma especialista em Medicina Fetal e Reprodução Humana Assistida. Portanto, agende sua consulta com a Dra. Tânia Schupp.
Você terá um atendimento humanizado, individual e apto a sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto.