Reprodução humana: que médico realiza e quais os tratamentos?

A reprodução humana é um processo complexo que para que aconteça naturalmente depende de fatores tanto do organismo feminimo quanto do masculino. Seu modo natural é por meio da relação sexual, mas existem situações em que os casais não conseguem engravidar. 

A área da reprodução humana na medicina responsabiliza-se por ajudar esses casais que, por algum motivo, têm dificuldades para iniciar sua trajetória como pais. Essas alterações podem estar presentes no organismo feminino, masculino e em ambos. 

Quando um casal apresenta dificuldades para engravidar naturalmente, o ideal é procurar um especialista em reprodução humana para avaliar o caso de maneira individualizada. 

Depois de realizar exames e diagnóstico do caso, o profissional poderá indicar a metodologia adequada para que o casal consiga engravidar, que pode ser tanto o tratamento de uma condição específica ou por meio da reprodução assistida.

Infertilidade

Um casal passa a ser considerado infértil se não houver uma gestação após pelo menos 1 ano de relações sexuais frequentes e sem uso de contraceptivos. 

Cerca de 15% dos casais enfrentam alguma dificuldade para engravidar, o que pode estar associado a fatores tanto masculinos como femininos ou ser resultado de uma combinação de causas.

O diagnóstico é feito após a realização de exames e análises clínicas que podem identificar o que está impedindo a gravidez. 

40% dos casos de infertilidade têm a causa do problema originada no organismo masculino segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O que pode estar relacionado a uma doença, a alterações no DNA espermático ou a condições externas relacionadas ao estilo de vida do paciente.

A infertilidade feminina é responsável por outros 40% dos casos de infertilidade conjugal. As causas também são bastante variáveis.

Em geral, os principais fatores da infertilidade masculina são:

  • Varicocele;
  • Causas genéticas;
  • Infecções ou traumas;
  • Hábitos de vida considerados prejudiciais à saúde (tais como tabagismo, sedentarismo e obesidade);
  • Fragmentação do DNA espermático;
  • Criptorquidia (quando os testículos não descem completamente);
  • Exposição a ambientes tóxicos.

Os principais fatores de infertilidade da mulher são:

  • Idade acima dos 35 anos;
  • Deficiência na ovulação;
  • Menopausa precoce;
  • Obstrução nas trompas;
  • Fatores genéticos;
  • Malformações uterinas.

Os demais casos de infertilidade são considerados de causa desconhecida. O tratamento vai depender diretamente dos fatores identificados, demandando avaliação criteriosa do especialista em reprodução humana.

Tratamentos da reprodução humana 

Quando identificada a infertilidade conjugal, o próximo passo geralmente consiste em escolher e conduzir o tratamento mais adequado para cada casal. 

Geralmente, cada fator de fertilidade responde melhor a uma metodologia de reprodução humana diferente, que deverá ser escolhida pelo médico em conjunto com o casal que pretende engravidar. Os principais tratamentos de reprodução humana possíveis são:

Fertilização in Vitro (FIV)

A fertilização in vitro é um tratamento em que a produção ovariana da mulher é estimulada para que haja mais óvulos do que ela produz regularmente. 

Esses óvulos são captados por punção e fertilizados por espermatozóides, em um procedimento realizado em laboratório. O embrião formado nesse processo é, então, implantado no útero da mulher.

Inseminação artificial

A inseminação artificial é um tratamento de reprodução humana em que o sêmen é depositado dentro da cavidade uterina, sendo considerado de baixa complexidade. É indicado principalmente para mulheres que apresentam distúrbios de ovulação ou muco cervical espesso, além de homens com alterações discretas no sêmen.

Congelamento de óvulos

O congelamento de óvulos é Indicado para quem deseja engravidar futuramente, este tratamento tem o objetivo de garantir a preservação da fertilidade, no caso de tratamentos oncológicos ou mulheres que possuem baixa reserva ovariana e para tratamentos de fertilização in vitro.

Coito programado

O coito programado também chamado de namoro programado é bastante simples, a partir do acompanhamento do ciclo reprodutivo da mulher, o especialista ajuda a determinar o melhor dia para que o casal tenha relações sexuais, com mais chances de gravidez.

Mini FIV

O mini FIV é uma técnica mais moderna, em que a indução da produção de óvulos prioriza especialmente a qualidade do material genético, em vez de focar na quantidade. É um tratamento de reprodução humana mais indicado para mulheres com mais de 40 anos, idade em que o organismo passa a sentir maior dificuldade para produzir óvulos.

ICSI

Sigla para injeção intracitoplasmática de espermatozoides, a ICSI é um tratamento em que um espermatozóide saudável seja escolhido microscopicamente e inserido diretamente dentro do óvulo.

Reverse Hatching

A reverse hatching é uma técnica que ajuda na abertura da capa protetora do embrião, facilitando sua implantação dentro do útero. Este tratamento é indicado para casos de aborto de repetição, endometriose, idade avançada e falhas repetidas em FIVs anteriores.

Outros tratamentos

Também é possível submeter o casal a tratamentos como reversão da laqueadura ou reversão da vasectomia, no caso de pacientes que realizaram este procedimento, mas por algum motivo mudaram de ideia e desejam ter filhos.

Quais são as chances de sucesso com a inseminação artificial?

As taxas de sucesso da inseminação artificial dependem da idade da mulher e do quadro clínico. Geralmente, entre 23 e 25% em mulheres com até 34 anos, entre 14 e 15% em mulheres com idade entre 35 e 39 anos e entre 1 e 3% em mulheres com mais de 40 anos.

Existem complicações na fertilização in vitro?

A principal complicação é o hiperestímulo ovariano, que é uma resposta exacerbada dos folículos ovarianos, essa complicação é mais comum em mulheres jovens com quadro de síndrome de ovários policísticos.

Porém, já é visualizado no controle de indução e na maioria das vezes o tratamento dessa complicação é o repouso, dieta hiperproteica e alguma medicação, existem casos em que há necessidade de internação devido ao acúmulo de líquido dentro de abdômen.

Quer saber mais sobre reprodução humana? Agende sua consulta.

Artigo escrito pela Dra. Tânia Schupp

Especialista em ginecologia, obstetrícia, medicina fetal e reprodução humana


Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.