Ultrassom na gravidez: quantos e quando a grávida deve fazer?

Postado em: 12/10/2022

ultrassom-na-gravidez-quantos-e-quando-a-gravida-tem-que-fazer

A ultrassonografia será sua companheira durante todo o pré-natal. Com ela, você poderá acompanhar o desenvolvimento e a saúde do seu bebê. Confira quais são os ultrassons indicados durante a gestação:

  1. Ultrassom transvaginal (entre 6 e 10 semanas): é importante para datar a gestação, ver se a criança está localizada no útero ou nas trompas e identificar o número de fetos. Se você estiver esperando gêmeos, dá para ver se eles dividem a mesma placenta ou se estão se desenvolvendo separadamente.
  2. Ultrassom morfológico do primeiro trimestre (entre 11 e 14 semanas): trata-se de uma ultrassonografia mais detalhada, que analisa a formação dos órgãos e de toda a estrutura do feto. Nela, realiza-se a translucência nucal, quando o médico mede o espaço na região do pescoço para determinar problemas cromossômicos, como a síndrome de Down. 
  3. Ultrassom morfológico de segundo trimestre (entre 20 e 24 semanas): é feita uma avaliação ainda mais completa do bebê. Identifica más-formações, como lábio leporino, cardiopatias e problemas renais. Avalia ainda risco de parto prematuro. 
  4. Ultrassom obstétrico (entre 28 e 32 semanas): seu foco é o crescimento do bebê. Ele descarta formações de diagnóstico tardio, como a hidrocefalia. Nesse exame, a placenta recebe atenção para ver se há chances de que o parto seja adiantado, normal ou feito por cesariana. 

Entre em contato e faça seu pré-natal com a ginecologista e obstetra, Dra. Tânia Schupp,


Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.