Quais são as principais opções de DIU?
Postado em: 19/09/2022
O Dispositivo Intrauterino, conhecido como DIU, é um dos métodos contraceptivos mais eficazes da atualidade. Além disso, essa técnica pode ser indicada para diversas faixas etárias, o que amplia possibilidades de seu uso.
No entanto, existem diversas opções de DIU, o que acaba gerando muita dúvida entre mulheres que desejam optar por esse anticoncepcional. Por isso, neste artigo, você irá descobrir quais as principais diferenças e qual o mais indicado para cada paciente.
O primeiro tipo DIU é o feito de cobre que não possui influência de hormônios e chega a custar cerca de R$ 120,00. De maneira simplificada, ele é feito de um fio de prata com revestimento de cobre em formato de ‘’Y’’.
Além disso, seu material não é tóxico ou alergênico, bem como não possui progesterona e não traz restrições para mulheres com riscos de desenvolver câncer.
Por sua vez, há o DIU de prata que é utilizado como forma de diminuir possíveis efeitos colaterais do DIU anterior. Dessa forma, a prata é utilizada para equilibrar reações químicas e impedir que o outro material se fragmente no organismo, apesar de o DIU de prata também possuir quantidades de cobre, porém menores.
Por fim, tem-se o DIU Mirena que possui levonorgestrel em sua composição. Por isso, influencia no afinamento do endométrio, além de proporcionar alterações no muco cervical, o que impede a fecundação.
Esse dispositivo é recomendado para mulheres que possuem fortes dores durante o período menstrual, doenças como endometriose e adenomiose, já que ocorre a diminuição da inflamação devido à presença desses hormônios.
Portanto, a procura por um profissional de saúde que seja especialista no assunto é extremamente necessário se você deseja optar pelo DIU.
A Dra. Tânia Schupp é médica obstetra e ginecologista e possui uma carreira de renome nesta área, oferecendo tratamentos completos e de acordo com as necessidades de cada paciente. Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta.