Inseminação Intrauterina: como é realizado esse procedimento para engravidar?

A inseminação intrauterina é um método de fertilização que consiste na injeção de espermatozóides dentro do útero da mulher, no seu período fertil, no momento que ela está ovulando, facilitando assim a união dos gametas para a formação do embrião, fazendo ser possível o seu grande sonho de engravidar.

Em 1884, nos Estados Unidos, foi realizado o primeiro teste de inseminação artificial. E por muito tempo ela foi a única chance de gravidez para casais com dificuldade de infertilidade. A inseminação intrauterina existe desde 1970 no Brasil. 

Como funciona a Inseminação Intrauterina?

O homem terá que coletar uma quantidade de sêmen tanto em casa quanto no laboratório por meio da masturbação. O material será selecionado em laboratório, separando os espermatozóides segundo sua mobilidade e retirando suas células imaturas e seus restos celulares.

O espermatozóide também pode ser concebido por meio de um banco de sêmen, caso a doação seja necessária. 

A paciente poderá tomar medicações para a indução da ovulação, utilizados no coito programado, que podem tanto ser via oral ou via subcutânea através de injeções. Durante o processo de estimulação, são feitas ultrassonografias para o acompanhamento do crescimento dos folículos. O folículo é o local onde se encontram os óvulos. 

A partir do momento que o folículo estiver pronto, é administrado uma medicação que permite a liberação dos óvulos. Assim que a mulher estiver ovulando, é agendada a colocação dos espermatozóides dentro do seu útero. A inseminação intrauterina é um procedimento médico realizado em uma clínica de reprodução humana. 

O procedimento funciona de forma parecida com o exame ginecológico chamado de Papanicolau, pois um bico de pato é inserido na vagina da mulher e depois um cateter com espessura fina, por onde passarão os espermatozóides. O posicionamento do cateter é feito usando um aparelho de ultrassonografia. 

Os espermatozóides podem ser colocados em dois locais distintos dentro do colo do útero da mulher:

  • Inseminação Intracervical: mais próximos as trompas;
  • Inseminação Intrauterina: dentro do útero, esse é o método mais utilizado por causa da sua taxa de sucesso. 

Duração do tratamento 

A duração do procedimento é em torno de um mês, contando do período de início do tratamento até a confirmação ou não da gravidez. A paciente começa a usar os medicamentos no início do ciclo menstrual, por cerca de 15 dias, e a inseminação é feita após a liberação dos óvulos, que geralmente coincide com o seu período fetitl. 

Após 12 dias é feito o teste de gravidez para verificar se obteve sucesso, caso não tenha a fecundação, é possível continuar no próximo ciclo. 

Quais as chances de sucesso da inseminação intrauterina?

Isso é uma pergunta normalmente feita pelos casais. A taxa de sucesso por ciclo gira em torno de 20%. No caso de inseminação artificial, quanto mais idade a mulher possui, menores são as chances de gravidez. Infelizmente, após os 35 anos, as chances de sucesso desse método ficam cada vez mais reduzidas.

Em caso de insucesso, é sugerido pelo médico que o casal faça até duas novas 

tentativas do tratamento de inseminação, que podem ser realizadas em ciclos consecutivos sem prejuízos.

Quer saber mais sobre inseminação intrauterina? Agende sua consulta.

Artigo escrito pela Dra. Tânia Schupp

Especialista em ginecologia, obstetrícia, medicina fetal e reprodução humana


Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.