Como o Parto Humanizado pode melhorar a experiência do parto e a saúde da mãe e do bebê?
Postado em: 23/01/2023
Você sabe o que realmente é o Parto Humanizado? Esse conceito tem se tornado cada vez mais popular, graças aos seus benefícios para a mãe e o bebê. No entanto, é preciso ter cuidado para não aplicá-lo de forma errônea ou superficial.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre o parto humanizado e seus benefícios. Tenha uma boa leitura!
O que é parto humanizado?
O parto humanizado visa resgatar as condições humanas que, muitas vezes, são deixadas de lado nos cuidados médicos com a comercialização da saúde. Essas condições incluem o respeito, o acolhimento e o direito de escolha, sendo que a mulher deve ser a protagonista dessa situação.
Não existe um modelo pronto de parto humanizado: ele pode acontecer com ou sem música, com ou sem a presença de um parceiro ou parceira, em casa ou no hospital, de forma natural ou com cesariana. O mais importante é que a mulher tenha a autonomia para decidir com base em conhecimentos seguros e em suas preferências.
Como funciona o parto humanizado?
O parto humanizado tem duração mais longa que o parto tradicional, pois não são utilizadas táticas que apressam o processo e se respeita o tempo da mulher. É escolha da gestante contar ou não com uma doula, mas isso é fortemente recomendado desde o pré-natal até o puerpério.
A equipe deve pensar em formas de reduzir a dor da mulher, dando-lhe sugestões de massagem ou de posições, por exemplo. Os profissionais devem estar à sua disposição, praticando a escuta ativa e dando o apoio necessário.
Um ponto fundamental é transmitir para a mulher conhecimentos científicos atualizados para que ela possa tomar suas decisões. Afinal, uma pessoa só tem verdadeira autonomia quando tem conhecimentos e recursos disponíveis para poder escolher.
É preciso que ela saiba dos riscos e das vantagens em cada uma de suas opções. Por fim, o contato com o bebê na primeira hora de vida deve ser valorizado — permitindo o contato com o calor da mãe o mais rápido possível, mesmo em casos de cesariana.
Quais são os benefícios do parto humanizado para a mãe e o bebê?
Entre as várias contribuições do parto humanizado, vale destacar:
- a maior segurança da mãe, evitando violências, desrespeitos e traumas nesse momento tão delicado;
- a promoção de uma melhor saúde para a mãe e o bebê, já que não são utilizadas medicações desnecessárias (podem ser usados medicamentos apenas com base nas reais necessidades e a permissão da mulher);
- um melhor primeiro contato do bebê com o mundo, já que se cria um ambiente mais feliz, seguro e confortável;
- o fortalecimento do vínculo do bebê com a mãe, já que ambos se encontram em um estado emocional mais tranquilo, seguro e receptivo.
O “PARTO HUMANIZADO“, como você pode ver, faz toda a diferença para a saúde física e mental da mãe e do bebê, a curto, médio e longo prazo. Não deixe de procurar uma equipe que respeite os seus fundamentos e os pratique da melhor forma possível!
Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Não deixe de entrar em contato para saber mais ou marcar sua consulta!
Leia também:
Como saber se minha gestação é de alto risco?
Estimulação ovariana: como é feita?