Mitos e verdades sobre o HPV

O papilomavírus humano, conhecido como HPV, é um vírus transmitido sexualmente e atinge pele e mucosas de mulheres e homens. Existem cerca de 120 tipos diferentes de vírus HPV, sendo os principais responsáveis por 75% das lesões graves como o câncer de colo do útero.

Geralmente, a infecção pelo HPV não desenvolve sinais ou sintomas, mas podem ser percebidos por alterações como verrugas genitais, câncer do colo do útero, vagina, vulva, anus e pênis. Podem provocar também tumores na boca e garganta. 

Quando se busca na internet ou quando se pergunta para as demais pessoas o que se sabe sobre o HPV, acabamos ouvindo muitos mitos sobre a doença. Vamos te ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre a doença. Continue a leitura!

O HPV tem cura?

Verdade. Geralmente, as infecções causadas por HPV são controladas pelo sistema imune e o vírus é eliminado do organismo.  

Porém, enquanto o vírus não for eliminado, havendo ou não sinais ou sintomas, pode haver risco de contagiar outras pessoas. É importante que qualquer lesão causada pelo HPV, seja tratada de maneira correta, de acordo com a indicação do ginecologista, prevenindo doenças mais graves e fortalecendo o sistema imune. 

HPV é uma infecção sexualmente transmissível?

Verdade. O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). 90% de seus casos é transmitido por contato sexual, genital ou oral. O HPV é extremamente comum e afeta cerca de 80% das pessoas sexualmente ativas.

Usar preservativo impede a transmissão?

Mito. Apesar de ser o método contraceptivo mais recomendado, o preservativo não consegue prevenir completamente o HPV. As lesões podem estar presentes em regiões que não são protegidas pelo preservativo como a região pubiana e bolsa escrotal. 

Entretanto, o uso de preservativo é essencial para diminuir o risco de contágio e de cometer outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite e a sífilis.

O HPV só atinge as mulheres?

Mito. O HPV pode infectar os homens e além de ser um agente transmissor do vírus para as mulheres, o HPV no homem causa também câncer no penis, ânus, boca e garganta. Os meninos também devem tomar a vacina anti-HPV.

O HPV não apresenta sintomas?

Verdade. O HPV não apresenta sinais ou sintomas na maioria das pessoas. Suas primeiras manifestações surgem entre 2 a 8 meses do contato, mas pode demorar até 20 anos para realmente aparecer algum sinal. Geralmente, a infecção tem resolução espontânea pelo próprio organismo em um período de 24 horas. 

O HPV é a principal causa do câncer de colo de útero?

Verdade. A infecção por HPV é a principal causa para o desenvolvimento do câncer de colo de útero. Os de tipo 16 e 18 são os tipos responsáveis pela maioria dos casos deste câncer. 

Existe uma vacina que pode prevenir o HPV?

Verdade. A vacina contra o HPV existe é o principal fator de prevenção contra o câncer de colo do útero. A vacina está disponível gratuitamente nos postos de saúde ou em clínicas particulares. 

A vacina protege dos vírus 6,11,16 e 18, sendo equivalente a verrugas genitais e câncer do colo do útero. Essa vacina é indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. 

Além disso, é recomendada também para mulheres e homens de 9 a 26 anos portadores do HPV, pessoas transplantadas e pacientes oncológicos. 

Quer saber mais sobre o HPV? Agende sua consulta.

Artigo escrito pela Dra. Tânia Schupp

Especialista em ginecologia, obstetrícia, medicina fetal e reprodução humana


Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.