O que é a Translucência Nucal e quando deve ser feita

A translucência nucal (ou TN) é um exame de imagem realizado que tem como objetivo medir a região da nuca do feto. De acordo com o resultado desta medida, se estima o risco do feto ter algumas doenças, como a Síndrome de Down (uma condição) e doenças do coração congênitas.

O exame consegue captar uma característica de fetos com malformações ou doenças genéticas, já que eles possuem uma propensão de armazenar líquido na região da nuca.

Logo, quanto maior esse acúmulo dentro da região nucal, também será maior a probabilidade de o feto estar predisposto ao risco.

medicina fetal abrange esse e outros exames importantes durante cada fase da gestação, que visam o bem estar da gestante e feto.

Para que serve o exame de translucência nucal?

O exame de translucência nucal ajuda como diagnóstico precoce na identificação de doenças congênitas, onde a gestante pode ter a chance de tomar os cuidados apropriados durante a gravidez e os médicos durante o parto do bebê.

O exame ajuda também a saber se o feto terá seu desenvolvimento prejudicado devido à doença, e essa é uma informação essencial, para que tudo seja feito da melhor forma possível, protegendo mamãe e bebê.

Algumas doenças como a Síndrome de Down e outras alterações cromossômicas genéticas, podem ser identificadas por este exame, que ajuda a preparar a família para dar o suporte adequado ao bebê que logo virá ao mundo.

Lembrando que, a partir do momento em que se identifica o volume de líquido indicativo, outros exames complementares serão solicitados a fim de confirmar o diagnóstico.

Quando o exame de translucência nucal é indicado?

A princípio, a ultrassonografia com medida da translucência nucal é um  dos exames mais importantes, do qual,  todas as gestantes devem realizar, já que ele faz parte do acompanhamento de pré natal.

O procedimento por sua vez, não é invasivo, quando comparado aos exames  amniocentese ou a biópsia corial que são ligeiramente mais complexos.

Quando fazer a translucência nucal

Via de regra, as recém gestantes iniciam seu pré natal com exames de sangue e ultrassom transvaginal, que avaliam o colo do útero, placenta entre outros aspectos iniciais da gravidez, fundamentais para avaliar a saúde ou risco da gestação.

Em seguida, é chegada a vez da translucência nucal, que deve ser realizada entre a 11ª até a 14ª semana de gestação, fundamental salientar esse ponto, pois é quando o feto apresenta entre 45 a 84 mm de comprimento da cabeça até a cauda.

A saber, a TN também é conhecida como ultrassom morfológico do primeiro trimestre, visto que, além da medida da nuca do feto, o exame também identifica possíveis malformações dos ossos, coração e vasos sanguíneos.

O exame de translucência nucal é seguro?

O exame em si não apresenta contra indicações, seja para mãe ou feto, e é fundamental esclarecer que ele faz parte de uma série de avaliações feitas durante o momento em que o médico estiver examinando a barriga da gestante.

Apesar de ser um exame com alta precisão, ele ainda serve para indicar o risco e não necessariamente garantir que há certeza de ter ou não alguma doença propriamente dita.

E caso a paciente tenha mais dúvidas, ou casos na família de doenças que se desenvolvem desde o estágio fetal, é necessário conversar com a médica obstetra que além de trazer mais tranquilidade, pode pedir outros testes que ajudem a investigar a saúde da gestação.

Entretanto, sabe-se que o risco de algumas doenças podem surgir quando a mulher engravida a partir dos 35 anos, e que aí o acompanhamento pré natal terá algumas exigências específicas.

Como é feita a translucência nucal?

A translucência nucal é medida por meio da ecografia obstétrica abdominal, um tipo de ultrassom que visualiza as estruturas anatômicas abdominais, dentre eles, a formação dos órgãos do feto.

Então, um gel é aplicado na barriga da gestante ( região inferior do abdômen), e o dispositivo portátil chamado de transdutor é movido suavemente sobre esse gel, que  transmite as ondas de som e imagens para a máquina e para o monitor encontradas no interior uterino.

Qual o valor normal da translucência nucal?

A análise de resultados é feita pelo médico que examina a paciente, da qual pode ter acesso quase que imediatamente após o procedimento.

Logo, o resultado costuma ser de probabilidade, feito após um cálculo matemático que considera outros fatores como a idade e histórico gestacional da gestante e resultados de outros exames. 

Valores de referência da translucência nucal

Os valores da translucência nucal podem ser:

  • Resultado considerado normal: inferior a 2,5 mm;
  • Translucência nucal alterada: igual ou superior a 2,5 mm.

A medida da translucência nucal deve ser realizada quando o feto tem entre 45 e 84 mm de comprimento, por isso, espera-se algumas semanas desde o estágio embrionário.

Os resultados, portanto, definem se é de alto ou baixo risco, e no caso de a probabilidade ser positiva, para Síndrome de Down, por exemplo, os exames de vilosidades coriônicas ou amniocentese, feitos ainda no pré natal serão solicitados.

No caso do risco identificado para doenças e malformações do coração, o exame de ecocardiografia fetal é o mais indicado para diagnosticar com maior precisão.

Sabe-se que atualmente a gestação de alto risco é um dos principais fatores que podem aumentar o risco de doenças congênitas, e segundo dados de saúde do Brasil informa que 1 em cada 700 nascimentos são de pessoas com Síndrome de Down.

Entretanto, ao longo da gravidez mais exames de ultrassom, como o morfológico, serão pedidos com intuito de observar detalhamente o bebê, inclusive seu sexo, e mais uma vez, a detecção de doenças também é objetivo da análise.

Benefícios da translucência nucal

Toda mulher que deseja ser mãe sabe o quanto é importante ter cuidados antes mesmo da concepção, assim como, preparar-se para esse momento, onde a idade e estilo de vida são essenciais para aumentar o bem estar e prazer durante a gravidez.

E quando a gravidez acontece, os cuidados são rigorosos e fazem a diferença não somente na gestação, mas também no parto e até na vida adulta do bebê.

Portanto, os benefícios da translucência nucal, se deve ao fato de acompanhar logo no início o que ocorre com o feto, e que a partir desse exame menos invasivo, pode-se pedir outros que além de serem mais invasivos precisam realmente de uma justificativa para fazê-los.

Como qualquer gestação, independentemente de ser a primeira ou a terceira, todas tem sua particularidade em que o essencial é a paciente saber que contar seus medos e dúvidas para o profissional que a acompanha é que farão a diferença.

Quer saber mais sobre translucência nucal? Agende sua consulta.

Artigo escrito pela Dra. Tânia Schupp

Especialista em ginecologia, obstetrícia, medicina fetal e reprodução humana


Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.