Quais são os principais exames ginecológicos solicitados pelos ginecologistas?

Quantas vezes por ano você vai ao ginecologista? Você sabe quais são os principais exames ginecológicos solicitados pelos ginecologistas? Como sabemos, esses exames têm como objetivo garantir a saúde e bem estar da mulher, além de diagnosticar ou tratar as doenças mais comuns do aparelho reprodutor feminino, como a endometriose, HPV, corrimento vaginal entre outros!

Dessa forma, é importante que você compareça ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano, especialmente após a primeira menstruação. Assim, mesmo que você não sinta nada, é importante a consulta ginecológica. Você sabia que algumas doenças relacionadas são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas aparentes?

Vamos entender quais são os principais exames ginecológicos solicitados por ginecologistas e como cada um funciona.

O que são exames ginecológicos?

Em suma, se tratam das melhores formas que os médicos ginecologistas têm de garantir que a saúde da mulher vai bem! Dessa forma, como dito anteriormente, é  importante a visita pelo menos uma vez por ano, para realizar um check-up. Lembre-se: a maioria dos procedimentos só podem ser realizados após a primeira relação sexual, com exceção dos mais superficiais.

Assim, como algumas enfermidades não manifestam nenhum sintoma, e quando demonstram, podem estar em fases avançadas, realizar a detecção precoce é a melhor forma de evitar consequências graves para a sua saúde!

Principais exames ginecológicos solicitados

A princípio, alguns exames realizam-se já no consultório. Outros, solicitam-se em laboratórios para complementar a investigação. Esses, inclusive, ajudam a detectar diversas enfermidades! Dessa forma, os principais deles:

Papanicolau

Trata-se de um dos principais exames para investigar a saúde da mulher. Ele é feito para detectar alterações nas células do colo uterino. No procedimento, faz-se a coleta de escamações externas e internas do colo. Assim, com esse material, é possível verificar se alguma infecção vaginal pode se transformar em câncer do colo do útero.

Toque vaginal

Exame para a detecção de alguma irregularidade na vagina ou colo uterino. Assim, a mulher deita na cama ginecológica e o especialista analisa com os dedos a região, podendo ter o diagnóstico da endometriose ou doenças de origem pélvica.

Exame da mama

Durante a consulta o profissional realiza o exame de toque nas mamas, observando se há alguma alteração ou nódulos. Como uma forma de complementar esse diagnóstico, geralmente  solicita-se  a ultrassonografia, que permite um olhar com mais precisão.

Colposcopia

Nesse exame, permite-se a observação direta do colo do útero e outras estruturas genitais, como vulva e vagina. Dessa forma, o processo ajuda na identificação de alterações celulares benignas, tumores vaginais e sinais de infecção e inflamação.

Ultrassonografia Pélvica

Também conhecido com ultrassom vaginal, analisa com precisão o útero e os ovários. Assim, seu principal objetivo é detectar algumas doenças como, por exemplo, ovários policísticos, endometriose, sangramentos vaginais, etc.

Vulvoscopia

Tem seu procedimento muito parecido com o da colposcopia. Em suma, o médico coloca substâncias para realçar a cor da parte que está sendo analisada. Esse exame foi feito para examinar especificamente a vulva.

Você ainda tem dúvidas sobre os principais exames solicitados pelo ginecologista? Qualquer coisa, entre em contato com a gente!


Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.