Você sabe o que é SOP?

Você sabe o que significa a sigla SOP? Trata-se da Síndrome dos Ovários Policísticos, uma doença complexa, que apresenta sintomas característicos e causas ainda em estudo.

Antes de mais nada, a SOP é tratável! O tratamento é importante para a prevenção de qualquer risco que possa aparecer a longo prazo.

Alguns dos sintomas mais comuns incluem menstruações irregulares, crescimento de pelo facial e corporal, acne, infertilidade e ganho de peso.

Mas afinal, porque essa doença aparece? Como posso evitar o problema?

Adiante, tiramos as principais dúvidas.

O que é SOP?

Em suma, trata-se de uma condição na qual determinados hormônios estão desequilibrados. Nesse sentido, esse desequilíbrio ocorre na forma de menstruações irregulares, altos níveis de andrógenos e pequenos cistos no ovário.

Além disso, ela ainda pode causar sintomas como excesso de pelos faciais e corporais, acne e mudanças contínuas de humor. Algumas mulheres apresentam ainda dificuldade para engravidar.

Você sabia que 1 em 12 mulheres tem SOP? Pesquisas americanas ainda apontam que 8 entre 10 mulheres têm ciclos menstruais irregulares. Estes ciclos podem ser um indício da doença!

Por fim, a medicina ainda associa a SOP a diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, obesidade e apneia do sono. Lembre-se: o diagnóstico precoce e o tratamento ajudam a reduzir todos esses riscos significativamente.

Como eu identifico os sintomas da SOP?

Antes de mais nada, cada mulher sente a apresenta a SOP de formas diferentes. Contudo, alguns dos sintomas mais comuns incluem:

  • Pelos novos ou em excesso crescendo na face ou no corpo;
  • Pouco cabelo na cabeça;
  • Problemas de pele: pele oleosa, acne, marcas escuras na parte de trás da nuca;
  • Resistência à insulina;
  • Ganho de peso, especialmente em torno do abdômen;
  • Dificuldade para engravidar.

Além é claro do mais intenso, que são as menstruações totalmente irregulares.

Vale salientar: os sintomas da SOP podem começar já na primeira menstruação. Assim, é de extrema importância ficar de olho desde o começo, para evitar futuras complicações!

Mas afinal, quais são as causas da SOP?

Como dito anteriormente, a SOP é uma doença complexa que atinge o sistema endócrino. Você sabe a função desse sistema? Em suma, ele é uma rede de glândulas que regulam as funções reprodutivas e sexuais, além do sono e estresse.

Apesar disso, as reais causas da SOP são desconhecidas. E ela varia de pessoa para pessoa. Assim, fatores como comportamento, estilo de vida e ambiente podem ter influência direta.

Como eu recebo o diagnóstico da SOP?

Em síntese, existem, na verdade, 3 critérios que definem o diagnóstico da doença. São eles:

  • Evidências de hormônios em excesso, com sinais como pelos corporais e cabelos ralos na cabeça;
  • Ciclos menstruais irregulares, em especial aqueles que são longos ou ausentes;
  • Por fim, ter muito cistos no ovário.

Além disso, o médico pode perguntar a você sobre seus sintomas e fazer um simples exame físico.

Como tratar a SOP?

Antes de mais nada, saiba que ela é uma condição para a vida. Mas você pode optar por algumas mudanças no seu estilo de vida, que ajudam a minimizar os sintomas. Entre elas estão dieta e exercícios físicos.

Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a gente!


Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.